Atividades Bíblicas e Culturais

 

AtividadesEsta Casa de Acolhimento funciona também como Centro Bíblico dos Franciscanos Capuchinhos.
Tem um programa anual de atividades bíblicas que pode ser consultado no “site” geral de www.capuchinhos.org . A título de informação geral referimos apenas as ações anuais fixas.

  • O Retiro Bíblico anual é realizado em finais de julho.
  • A Semana Bíblica Nacional em finais de agosto.
  • Num dos domingos da quaresma realiza-se o Seder Pascal ou Ceia Pascal judaico-cristã.
  • Curso para Agentes de Pastoral Bíblica, em março, destinado a catequistas e outros responsáveis de apostolado paroquial.

 

Este centro de acolhimento de peregrinos e, ao mesmo tempo, da Palavra de Deus tem ainda sido escolhido para outras atividades de cultura e formação:

  • A Associação Bíblica Nacional reúne habitualmente nesta casa.
  • Também a FEBICA (Federação Bíblica Internacional)
  • A FEC realiza aqui algumas ações de formação para leigos missionários.
  • Os Cursos de Cristandade e as Comunidades neo-catecumenais com frequência usam este espaço.
  • Procuram ainda este lugar grupos paroquiais e associações diversas com outras dinâmicas e carismas.

Agenda 2018/2019
ENCONTROS: Vida, Bíblia e Liturgia

 

HORÁRIO: Um dia: apenas no sábado, das 10 às 17hs. Dois dias: de sábado às 10hs a domingo ao almoço, com Eucaristia.

MÉTODO: No Encontro inicia-se o estudo, a partilha e celebração de um Caderno Bíblico, continuado individualmente até ao Encontro seguinte. Cada participante precisa de ter o Caderno de cada tema.

 

• OUTUBRO
27: Exortação Apostólica “Alegrai-vos e exultai”, do Papa Francisco.

• DEZEMBRO
1-2: Caderno Bíblico 9, Narrativas da Infância de Jesus. Para celebrar o Advento e Natal.

• JANEIRO
26: Caderno 103, Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas. Introduz nos textos da leitura contínua de São Lucas, evangelista do Ano C (2018-2019), iniciada na liturgia em 20 de janeiro.

• MARÇO
02-03: No Carnaval. Cadernos Bíblicos 5 e 10, Libertação humana e Salvação em Jesus Cristo. Temas da Quaresma e Páscoa.
30-31: Símbolos da Páscoa: o Cordeiro, o Pão, a Luz e as trevas, a Água… Ceia do SEDER PASCAL no sábado à noite e início da Semana Santa, com o DOMINGO DE RAMOS. Preço especial.

• JUNHO
01: Caderno Bíblico 39, O Espírito Santo na Bíblia. Para o Pentecostes.
29: Encontro Nacional dos Grupos Bíblicos e da Família Capuchinha em Portugal, no Centro Pastoral de Paulo VI, Fátima.


FESTA DA BÍBLIA EM FÁTIMA COM A FAMÍLIA CAPUCHINHA E OS GRUPOS BÍBLICOS

A FESTA NACIONAL DA BÍBLIA, marcada para o dia 29 de junho de 2019, será como nos anos anteriores, em Fátima, no Anfiteatro Paulo VI. Queremos ver, nesse dia, toda a Família Capuchinha e todos os Grupos bíblicos e amigos da Palavra de Deus com a Bíblia na mão e o Deus da Bíblia no coração, a cantar: “Felizes são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. Tudo faremos para fazer deste Encontro a grande Festa da Palavra de Deus. As encenações serão no salão Paulo VI, das 09:30 às 16:30, e a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade às 17:00, com a Assembleia do Povo de Deus. A preparação e a caminhada terão o apoio, como nos outros anos, do Boletim Bíblia e Vida.

ORIENTAÇÃO. O Boletim BÍBLIA E VIDA, que sai a meados de maio, trará os horários, celebrações, uma lista de cânticos, etc. Deve ser pedido pelos secretariados bíblicos regionais, paróquias, fraternidades capuchinhas, grupos da OFS, Jobifran e outros grupos interessados (indicar o número de boletins que desejam receber e o endereço para onde devem ser enviados). É importante que as pessoas que vêm ao Encontro tenham nas mãos este Boletim.

ATENÇÃO. Pedimos muita atenção para os horários e o programa. Como já é do conhecimento de todos, o Encontro é extensivo a toda a Família Franciscana Capuchinha e amigos da Palavra de Deus. Tem a duração apenas de um dia, a começar às 09:30 e a terminar às 16:30 com a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade às 17:00.

ENCENAÇÕES. Cada grupo ou fraternidade deve enviar até ao dia 15 de junho o texto da sua encenação. Os primeiros a chegar e os melhores têm prioridade.

Tempo: Cada representação não deverá ultrapassar os 10 minutos. Se houver alguma encenação que precise de mais tempo tem de avisar com antecedência.


Comments are closed